A ANTT aprovou um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório para promover mais agilidade, transparência e menos burocracia nas rodovias brasileiras.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, no dia 08/07/25, um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), que fará a leitura de placas para realizar a cobrança e trará mais fluidez, segurança e eficiência para quem move a economia pelas estradas do país.
Além da agilidade, o modelo amplia as opções tecnológicas no mercado e a Roadcard foi a primeira IPEF autorizada pela ANTT para operar o com o novo formato, que representa um avanço significativo na desburocratização do setor e promete mais eficiência para transportadoras e caminhoneiros.
“Como líder de mercado, a Roadcard sempre esteve na vanguarda da inovação. Agora, damos mais um passo importante ao lançar uma nova solução que trará benefícios significativos para o setor, para nossos clientes e para parceiros estratégicos Pamcary e o Telerisco.. A homologação pela ANTT do serviço de pagamento de vale-pedágio via placa representa um avanço relevante para o transporte rodoviário de cargas. Essa inovação não tem como propósito substituir os TAGs, mas sim ampliar as alternativas disponíveis ao transportador autônomo, promovendo mais liberdade de escolha, agilidade e inclusão digital. Na Roadcard, seguimos firmes no nosso compromisso com a modernização e o desenvolvimento do setor logístico no Brasil”, explica Felipe Dick – CEO da Roadcard.
A iniciativa faz parte de um movimento de inovação da ANTT para modernizar o vale-pedágio, facilitando o cumprimento da legislação sem necessidade de paradas ou ações adicionais dos motoristas.
A grande novidade é a utilização da leitura automática das placas dos veículos por meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), tornando o processo compatível com o sistema de pedágio eletrônico sem barreiras, com integração direta com o Free Flow, o sistema de pedágio sem barreiras já implantado em algumas rodovias brasileiras.
Com isso, o Vale-Pedágio será reconhecido automaticamente nas passagens pelos pórticos de pedágio eletrônico, sem necessidade de interrupção da viagem.
“A Roadcard nasceu com o propósito de dar liberdade de escolha para o caminhoneiro, e isso significa oferecer todas as formas possíveis de receber os pagamentos inerentes à contratação de frete, como é o caso do Vale-Pedágio obrigatório. A Solução proposta pelo nosso novo parceiro, a Meu Pedagio se encaixa perfeitamente com as necessidades das entidade envolvidas , desde as IPEFs, por ser uma solução agnóstica, integrando governo, concessionárias e operadoras de vale-pedágio.”, destaca Anna Luiza Miranda, Diretora de Inovação , Produtos e Marketing da Roadcard.
Próximos passos
Para que o novo modelo comece a funcionar, a Roadcarrd apresentará à ANTT os contratos com as concessionárias das rodovias e um cronograma de implantação do sistema OCR nas praças de pedágio. Somente após essas etapas o modelo passará a operar efetivamente.
Para saber mais, acesse o conteúdo na íntegra da Decisão SUROC nº 389/2025, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U),