NOSSO BLOG

Impacto da cobrança de pedágio nas rodovias do Paraná para embarcadores e transportadoras

18 de setembro, 2024

Com a assinatura dos contratos de concessão de mais de mil quilômetros de rodovias no Paraná, que passarão a ser administradas pela iniciativa privada, a cobrança de pedágio será uma realidade para os usuários dessas vias. Mas qual será o impacto dessa mudança para embarcadores e transportadoras? Como encontrar uma solução eficiente para pagar o vale pedágio?

Vamos explorar essa questão detalhadamente a seguir, fique na leitura.

Privatização das rodovias: melhorias e desafios

A privatização das rodovias paranaenses representa uma perspectiva de melhorias na infraestrutura viária do estado. Com um investimento significativo de R$ 50 bilhões em duplicações, novas pistas e outras obras, espera-se que as condições das estradas melhorem consideravelmente. Isso pode resultar em redução dos custos operacionais de transporte, especialmente considerando que uma grande parte das estradas do Paraná apresenta problemas, conforme apontado pela Pesquisa CNT de Rodovias 2023.

Impacto financeiro da cobrança de pedágio

Por outro lado, a implantação de pedágios também terá seu impacto financeiro para empresas embarcadoras e transportados que contratam caminhoneiros autônomos para realizar serviços de transporte rodoviário e cargas na região.

Lei vale-pedágio obrigatório

Diante desse cenário, é provável que embarcadores e transportadoras busquem soluções para mitigar o impacto financeiro da cobrança de pedágio. Uma dessas soluções é o uso de sistemas de roteirização, que ajudam a encontrar as rotas mais econômicas e eficientes, reduzindo o número de vezes que os veículos precisam passar por praças de pedágio.

Além desses impactos, as empresas que contratam ou subcontratam caminhoneiros autônomos devem se atentar, também, para as determinações da lei do Vale-Pedágio Obrigatório.O pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) é uma obrigação legal para os embarcadores e transportadoras. E o Pamcard é a única plataforma híbrida e multimeios de pagamento do vale-pedágio, com três opções de cartões (Pamcard Bradesco, Pamcard Banco do Brasil e Pambank) e quatro opções de tags (ConectCar, Move+, Veloe e Sem Parar). Essa variedade de opções permite que os contratantes de transporte de cargas escolham a melhor forma de cumprir essa obrigação, garantindo eficiência e conformidade com a legislação.

Meios de pagamento do Vale-Pedágio Pamcard

Além de oferecer uma solução completa para o pagamento do vale-pedágio obrigatório,  o Pamcard disponibiliza todos os meios de pagamento homologados pela ANTT, trazendo agilidade, eficiência para as empresas e, ao mesmo tempo, liberdade de escolha para os caminhoneiros autônomos.

Cartões Pamcard Bradesco e Banco do Brasil

No caso do Bradesco e Banco do Brasil, a responsabilidade pela emissão do cartão Pamcard é das próprias instituições financeiras. Você o recebe na hora da contratação do serviço. O valor do pedágio é debitado diretamente no chip do cartão, facilitando o processo e evitando filas e pode ser utilizado em qualquer estabelecimento do país que aceite a bandeira Visa.

Outra vantagem é que o desbloqueio do cartão pode ser feito de forma rápida e fácil, através dos canais de atendimento das instituições financeiras.

Pambank

No caso do cartão Pamcard Pambank, ele pode ser fornecido pela empresa ou solicitado pela conta digital Pambank, onde a empresa vai realizar seus pagamentos. O cartão , além de poder receber pagamento de vale-pedágio, também pode ser utilizado para saques ou consumo em qualquer estabelecimento do país. Saiba mais sobre as vantagens da conta digital do caminhoneiros, o Pambank.

TAGs de Vale-Pedágio

Ao possibilitar que o pagamento do benefício do pedágio seja realizado direto na TAG do caminhoneiro, o embarcador contribui para a economia de combustível, tempo e custos com manutenção do veículo, pois se trata de uma solução de passagem automática.

  • TAG ConectCar
  • TAG Move Mais
  • TAG Sem Parar
  • TAG Veloe

Conte com a expertise da Roadcard na hora de pagar o Vale-Pedágio. Mais previsibilidade e flexibilidade, menos restrições na hora de contratar, acesse nosso site e tenha tudo que você precisa.

Conclusão

A cobrança de pedágio nas rodovias do Paraná traz consigo tanto desafios quanto oportunidades para embarcadores e transportadoras. Enquanto as melhorias na infraestrutura viária podem resultar em redução dos custos operacionais, a cobrança de pedágio pode aumentar esses custos. No entanto, com o uso de soluções como sistemas de roteirização e o pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório através da Roadcard, as empresas do setor de transporte podem minimizar os impactos negativos e garantir sua competitividade no mercado.

Como a privatização das rodovias do Paraná afetará o setor de transporte?

A privatização trará melhorias na infraestrutura, como duplicações e novas pistas, que podem reduzir os custos operacionais. No entanto, a cobrança de pedágio aumentará os custos para embarcadores e transportadoras que utilizam essas rodovias.

Qual é o impacto financeiro da cobrança de pedágio para transportadoras?

A cobrança de pedágio pode aumentar os custos operacionais das transportadoras que contratam caminhoneiros autônomos. No entanto, o uso de sistemas de roteirização pode ajudar a minimizar esse impacto ao planejar rotas mais econômicas.

O que é o Vale-Pedágio Obrigatório e quem é responsável pelo seu pagamento?

O Vale-Pedágio Obrigatório é uma exigência legal que obriga embarcadores e transportadoras a pagar o pedágio separadamente dos custos de transporte. A responsabilidade pelo pagamento é da empresa contratante, e o Pamcard oferece diversas soluções para facilitar esse processo.

Fique por dentro das novidades Roadcard

Receba diretamente em seu e-mail lançamentos de novos produtos da RoadCard, soluções e dicas.

Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, medir anúncios e oferecer uma experiência mais segura para você.
Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.