Caminhoneiros possuem uma rotina árdua e, muitas vezes, acabam negligenciando a própria saúde devido à falta de tempo. Muitos deles somente procuram um atendimento médico quando já estão com algum transtorno, colocando em risco seu bem-estar e sua segurança.
Segundo uma pesquisa recente, realizada com profissionais da estrada que são atendidos pelo Programa Estrada para Saúde, 70% dos motoristas apresentavam problemas de visão, e uma das principais queixas relatadas é a dificuldade para enxergar as letras. Problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou até mesmo diabetes estão entre algumas das causas dos distúrbios de visão e exigem uma visita ao médico. Outra causa muito comum é a vista cansada, você sabe os motivos pelos quais ela ocorre?
Causas para a vista cansada
Dentre as principais causas para a vista cansada em motoristas, podemos listar as seguintes:
· Foco prolongado;
· Exposição à alta luminosidade;
· Fadiga e estresse.
Passar longas horas dirigindo com atenção, dispor de pouco tempo para descanso e estar exposto à alta luminosidade, seja ela da luz solar ou das luzes da estrada, são fatores que fazem com que o motorista precise forçar sua visão, o que acaba causando fadiga nos olhos. Muitas vezes os sintomas iniciais são mínimos e o caminhoneiro pode não associá-los com o princípio de um problema de vista.
Sintomas de problemas de visão
Ainda que os sintomas variem de uma pessoa para outra, é preciso ficar atento às seguintes manifestações:
· Dor de cabeça e/ou dor na nuca;
· Dor, cansaço e queimação nos olhos;
· Sensibilidade à luz;
· Visão embaçada ou visão dupla;
· Dificuldade de leitura;
· Dificuldade para focar em tarefas específicas.
Prevenção e tratamento
Algumas mudanças de hábito e ambiente podem ajudar a evitar ou reduzir os efeitos da vista cansada. Segundo especialistas, o uso de óculos de sol certificados é essencial para proteger a visão da luminosidade e a utilização de películas de proteção solar nos veículos também auxilia a reduzir os efeitos da luz, fazendo com que o motorista não seja obrigado a forçar demais sua vista. Outras recomendações incluem:
· Garantir que a luz ambiente esteja adequada ao fazer leituras ou realizar trabalhos minuciosos;
· Não se esquecer de piscar com frequência enquanto dirige, para refrescar e lubrificar os olhos;
· Evitar que ventiladores soprem diretamente nos olhos, para não os ressecar;
· Tirar alguns minutos do dia para descansar a vista.
Segundo o dr. Chris Singh, da Trans Canada Chiropratic, uma técnica eficaz para repousar a visão quando estiver fazendo um trabalho que exija foco num mesmo ponto é desviar o olhar a cada vinte minutos e focar a visão a seis metros de distância durante vinte segundos.
Ainda que as dicas acima possam ajudar a evitar os problemas de visão, a melhor maneira para prevenir doenças e corrigir as já existentes é visitar o oftalmologista uma vez por ano. Muitas vezes o distúrbio só poderá ser remediado com a prescrição de óculos ou lentes – em casos mais sérios, cirurgias podem ser necessárias – e apenas um especialista poderá avaliar corretamente o caso.
Fonte consultada: Truck News
Crédito imagem: Dado Photos/Shutterstock.com