Novo modelo de Vale-Pedágio Obrigatório é aprovado pela ANTT e traz mais agilidade às rodovias

11 de julho, 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em 08/07/2025, um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO). A principal novidade é a leitura automática de placas, que elimina burocracias e promete mais fluidez, segurança e eficiência para o transporte de cargas nas rodovias brasileiras.

Roadcard é a primeira IPEF autorizada a operar com o novo modelo

O novo modelo amplia as opções tecnológicas disponíveis no mercado, e a Roadcard foi a primeira IPEF autorizada pela ANTT a operar nesse formato. Essa iniciativa representa um avanço para transportadoras, caminhoneiros e para toda a cadeia logística.

“Como líder de mercado, a Roadcard sempre esteve na vanguarda da inovação. Agora, damos mais um passo importante ao lançar uma nova solução que trará benefícios significativos para o setor, nossos clientes e parceiros estratégicos, como a Pamcary e o Telerisco”, afirma Felipe Dick – CEO da Roadcard.

A solução homologada permite o pagamento do vale-pedágio via leitura de placa, oferecendo uma alternativa complementar aos tradicionais TAGs. Com isso, o transportador autônomo ganha mais liberdade de escolha, praticidade e inclusão digital, sem necessidade de ações manuais ou paradas nas praças de pedágio.

Como funciona o novo modelo do Vale-Pedágio via OCR

Leitura automática de placas e integração com o Free Flow

A principal inovação é o uso da tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que permite a leitura automática das placas dos veículos. Isso torna o processo compatível com o pedágio eletrônico sem barreiras (Free Flow), já em uso em várias rodovias do país.

Com essa integração, o Vale-Pedágio Obrigatório será reconhecido automaticamente ao passar pelos pórticos de pedágio eletrônico, sem interrupções na viagem e sem necessidade de paradas ou ações manuais.

“A Roadcard nasceu com o propósito de dar liberdade de escolha ao caminhoneiro. A nova solução proposta pelo nosso parceiro Meu Pedágio se encaixa perfeitamente às necessidades do setor, por ser uma solução agnóstica, integrando governo, concessionárias e operadoras de vale-pedágio”, afirma Anna Luiza Miranda, Diretora de Inovação, Produtos e Marketing da Roadcard.

Próximos passos para implantação do novo Vale-Pedágio

Para iniciar a operação com o novo modelo, a Roadcard irá apresentar à ANTT os contratos com as concessionárias de rodovias, além do cronograma de implantação do sistema OCR nas praças de pedágio.

Somente após a conclusão dessas etapas o modelo entrará em funcionamento de forma definitiva.

Para mais informações, consulte a Decisão SUROC nº 389/2025, publicada no Diário Oficial da União.

O que muda com o novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório?

O novo modelo aprovado pela ANTT utiliza a leitura de placas por OCR, eliminando a necessidade de paradas e tornando o pagamento mais ágil e digital.

Quem pode operar com o novo Vale-Pedágio via OCR?

A Roadcard é a primeira IPEF autorizada pela ANTT a operar com o novo modelo, promovendo mais inovação no setor logístico.

A partir de agora, a empresa precisará apresentar à ANTT os contratos com as concessionárias de rodovias, além do cronograma de implantação do sistema OCR nas praças de pedágio. Somente após a conclusão dessas etapas o modelo passará a funcionar de forma definitiva.

O novo modelo substitui os TAGs de pedágio eletrônico?

Não. A leitura por placa complementa os TAGs, oferecendo mais alternativas para o transportador autônomo.

Quando o novo sistema começa a funcionar?

A operação terá início após a apresentação de contratos e do cronograma de implantação do OCR nas rodovias, conforme diretrizes da ANTT.

Como o sistema se integra ao Free Flow?

A leitura de placa é compatível com o pedágio eletrônico sem barreiras (Free Flow), permitindo passagem livre e automática nos pórticos.

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