O setor de transporte rodoviário de cargas vive um cenário desafiador. Enquanto lidam com o aumento do diesel e a falta de capital de giro, muitas transportadoras ainda esbarram em um problema recorrente: dificuldade para obter linhas de crédito com condições acessíveis.
Para enfrentar esse gargalo, a Roadcard se posiciona como uma solução prática, conectando transportadores e embarcadores a instituições financeiras e facilitando o acesso a recursos com mais agilidade e taxas competitivas.
Como a Roadcard apoia o TRC com crédito mais acessível
Segundo Felipe Dick, CEO da Roadcard, o TRC convive há anos com um forte descasamento no fluxo de caixa. Ele explica que a missão da empresa é criar um ambiente mais transparente e funcional para quem opera no setor.
Somente este ano, a Roadcard já movimentou R$ 3,5 bilhões em negociações e projeta alcançar uma carteira de crédito potencial de R$ 500 milhões mensais até o final do ano.
Modelo de crédito seguro e com taxas mais baixas
O principal diferencial está na forma como o crédito é disponibilizado. O valor aprovado é depositado diretamente na conta da transportadora e só pode ser usado para despesas específicas do frete, como pedágio e combustível, por meio do sistema Pamcard.
Essa camada adicional de segurança reduz o risco para o financiador, o que permite taxas entre 2% e 3% ao mês, mais baixas do que as praticadas no mercado tradicional.
Limites flexíveis e apoio direto ao crescimento das transportadoras
A Roadcard já negociou operações entre R$ 10 mil e R$ 30 milhões. Os limites variam conforme o perfil da empresa, mas o modelo de financiamento estruturado dá segurança às instituições financeiras e garante o capital de que as empresas do transporte rodoviário de cargas precisam para rodar com regularidade.
Atualmente, mais de 40 empresas utilizam a solução, e a expectativa é de crescimento à medida que o mercado reconhece os benefícios da intermediação oferecida pela Roadcard
O valor aprovado é depositado diretamente na conta da transportadora e só pode ser usado em despesas do frete usando o sistema Pamcard, o que reduz riscos e garante taxas mais competitivas.
Transportadoras e embarcadores que atuam no transporte rodoviário de cargas podem ter acesso às linhas, com análise conforme o perfil de cada cliente.
Sim. Graças ao modelo com garantia operacional, as taxas ficam entre 2% e 3% ao mês.
Não. Ele é destinado exclusivamente a despesas ligadas ao frete, como pedágio e combustível, garantindo mais segurança ao financiador.
Sim. Já foram liberadas operações de R$ 10 mil até R$ 30 milhões, atendendo desde pequenas até grandes transportadoras.