O Programa Todos pela Saúde iniciou uma campanha para realizar testes de COVID-19 e aplicar vacinas contra a gripe influenza (H1N1) nos caminhoneiros em algumas estradas do estado de São Paulo.
Serão disponibilizados 24 mil testes e 24 mil doses de vacina durante o mês de julho, que poderão ser realizados de forma gratuita em cinco pontos de apoio.
Confira abaixo a relação dos pontos de apoio para realizar testes de COVID19 de forma gratuita
- São Bernardo do Campo – KM 40 da Via Anchieta – Ecovias Pátio de descanso
- Guararema – KM 67 da Rod. Carvalho Pinto – Posto GRAAL – Ecovias
- Itaquaquecetuba – KM 37da Rod. Ayrton Senna – Posto B7G – Ecovias B&G
- Cubatão – KM 263 da Rod. Conêgo Domenico Rangoni – SPA/Ecopátio
- Santos – Rua Antonio Prado, 1 (Praça da Fome) – SPA / Ecoporto
Informações importantes
Nesses locais de atendimento, os caminhoneiros que apresentarem febre serão direcionados para medir oxigenação do sangue e, posteriormente ao teste de Covid-19 do tipo PCR, feito por meio da coleta de secreção nasal e que demonstra maior precisão no resultado. O procedimento leva em torno de 5 minutos e será realizado em tendas montadas especificamente para esse fim, obedecendo aos protocolos de segurança, e com equipe composta por profissionais da saúde. O resultado demora 72 horas será enviado ao e-mail do caminhoneiro.
Já o caminhoneiro sem sintomas, será convidado a fazer um exame sorológico, que demora, em média, 15 minutos para ser concluído e o resultado será enviado por SMS ou WhatsApp. Em caso de teste inconclusivo, ele deverá retornar à tenda para realizar o exame do tipo PCR.
Todos os resultados estarão sob sigilo médico e uma central médica ficará à disposição dos motoristas que estiverem contaminados para apoio psicológico e orientações complementares.
A ação é uma iniciativa do Grupo EcoRodovias, do Itaú Unibanco, Porto Seguro, conta com apoio da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), da FECOOTAC (Federação das Cooperativas dos Transportadores Autônomos de Carga) e de diversas marcas e empresas como TELERISCO.
FONTE: TELERISCO E ECORODOVIAS