Todo veículo precisa de alguns cuidados básicos, que se deixados de lado podem ocasionar acidentes, por isso a PRF age nas rodovias federais assegurando a fluidez do trânsito e fiscalizando a condição e a documentação dos veículos.
A manutenção é a melhor forma de evitar aborrecimentos e deve estar sempre em dia, contemplando desde o item mais básico, como a chave, até os mais importantes, como o sistema de freios.
A fiscalização da PRF averigua as condições dos pneus, sistema de iluminação, frenagem, presença de equipamentos obrigatórios, documentação do motorista e do caminhão. Além desses, é verificado também se o motorista havia ingerido álcool.
O condutor que for flagrado com caminhão em mau estado de conservação grave recebe multa de 5 pontos na CNH e R$ 127,69, o veículo também fica retido para regularização, podendo ser apreendido se os consertos necessários não forem realizados.
Como já dissemos aqui no blog, a manutenção preventiva e em dia é uma das melhores maneiras de evitar sustos e aborrecimentos. Com o caminhão sempre em bom funcionamento a viagem é muito mais tranquila e segura.
Fonte: Portal O Carreteiro