Uma das principais questões do setor de transporte de cargas, é o pagamento do pedágio. Nesse contexto, com o objetivo de desonerar os caminhoneiros do pagamento das despesas referentes ao pedágio, desde 2001, a Lei do Vale-Pedágio, surgiu para garantir que os embarcadores arquem com os custos com pedágio nas viagens.
Você sabe como funciona o Vale-Pedágio Pamcard? Confira tudo o que você precisa saber sobre esse serviço da Roadcard e saiba mais:
Índice
- O que é Vale-Pedágio?
- Como funciona o Vale-Pedágio?
- Como é feito o pagamento do Vale-Pedágio?
- Cartões Visa Vale-Pedágio
- TAGs de Vale-Pedágio
- Vale-Pedágio: conte com a Roadcard!
O que é vale-pedágio?
Antes de saber como funciona o pagamento de vale-pedágio com o Pamcard, é muito importante saber o que é vale-pedágio.
Basicamente, o vale-pedágio é um benefício obrigatório para os caminhoneiros. Em 2001, o foi instituído pela Lei nº 10.209 e regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT.
A legislação ressalta a proibição do pagamento em espécie, reforçando a obrigatoriedade do pagamento por meio de modelos específicos homologados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo a lei Vale-Pedágio, o pagamento dos pedágios deve ser realizado pelo embarcador, de forma antecipada, para custear todas as despesas de praças de pedágio que existem na rota de cada viagem.
Portanto, com a obrigatoriedade do pagamento do Vale-Pedágio, a responsabilidade do pagamento dos pedágios é dos embarcadores, garantindo que os valores sejam pagos corretamente, com transparência e segurança.
De acordo com o Art. 5º da Lei, o não cumprimento dessa obrigatoriedade “ sujeitará o infrator à aplicação de multa administrativa de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) a R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais)”.
Como funciona o Vale-Pedágio?
Agora que você já sabe o que é o Vale-Pedágio, é muito importante entender como funciona a solução da Roadcard.
No processo de contratação do caminhoneiro, é responsabilidade do embarcador calcular o valor exato dos custos referentes ao pedágio de cada rota de viagem e realizar o pagamento desse valor, separadamente dos valores do Pagamento de Frete.
Como é feito o pagamento do Vale-Pedágio?
De acordo com a legislação, o pagamento deve ser realizado em um modelo próprio para Vale-pedágio e por um meio de pagamento homologado pela ANTT, como cartões pré-pagos e tags de pagamento eletrônico.
Cartões Visa Vale-Pedágio
Os cartões Visa Vale-Pedágio são personalizáveis no momento da contratação, uma vez que o contratante deve inserir o valor no chip do cartão, para uso exclusivo em todas as praças de pedágio do Brasil.
Essa é uma opção versátil e conveniente, que oferece flexibilidade e autonomia aos caminhoneiros, para que eles possam realizar o pagamento do pedágio com segurança e eficiência.
TAGs de Vale-Pedágio
Uma alternativa moderna e econômica, as TAGs contribuem para a agilidade e economia nas viagens. Isso porque, ao permitir que o pagamento seja realizado diretamente na TAG do caminhoneiro, o embarcador contribui para a economia de combustível e tempo, uma vez que o transportador pode passar direto pelas catracas nas praças de pedágio.
Com as TAGs é possível ter segurança, transparência e ainda ajudar os motoristas a economizarem tempo.
Vale-Pedágio: conte com a Roadcard!
Quando o assunto é soluções práticas, seguras e colaborativas, a Roadcard é referência no assunto. Conte com uma empresa especializada em Vale-Pedágio, Vale-Abastecimento e outras soluções importantes para o setor!