Caminhoneiros precisarão ter RNTRC validado para receber vale-pedágio

4 de abril, 2025

Desde 1º de janeiro, a Resolução 6.024/23 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) alterou as regras para o pagamento do vale-pedágio aos caminhoneiros. Agora, o pagamento só pode ser feito por meio de tags eletrônicas, proibindo o uso de cartões físicos.

A partir de abril, uma nova exigência entra em vigor: as Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPO) precisam validar o status do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) dos veículos. Isso significa que o cavalo mecânico precisa estar cadastrado e com o RNTRC ativo para que o caminhoneiro receba o vale-pedágio.

Roadcard ajuda transportadores a se adaptarem

Diante dessas mudanças, a Roadcard, líder em meios de pagamento para o Transporte Rodoviário de Cargas, está ajudando seus clientes a se adequarem às novas regras.

“Estamos nos antecipando para que nossos clientes tenham o menor impacto possível com essas alterações regulatórias”, afirma Everton Kaghofer, diretor comercial da Roadcard.

Segundo Anna Luiza Miranda, diretora de Marketing, Inovação e Produto da Roadcard, a empresa está otimizando processos para facilitar a adesão à nova exigência. “Agora, nosso cliente nem precisará informar o RNTRC manualmente. Basta indicar o documento do contratado, e nós validamos e incluímos essa informação automaticamente no contrato de frete ou viagem.”

Prazo estendido até abril

Inicialmente, a nova regra deveria entrar em vigor em 30 de janeiro. No entanto, a Roadcard e outras FVPOs solicitaram a prorrogação do prazo, que foi estendido até 23 de abril.

“Recomendamos que os embarcadores e transportadores revisem seus processos internos desde já, para garantir que estejam adequados antes do novo prazo”, alerta Anna Luiza.

Outra decisão recente da ANTT beneficia os caminhoneiros: as tags eletrônicas para pagamento do vale-pedágio serão fornecidas gratuitamente, sem custos de mensalidade ou manutenção. A medida atende a um pedido da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos).

Sobre a Roadcard

Pioneira no setor, a Roadcard foi a primeira Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) do país e é referência em gestão de pagamentos para o transporte rodoviário. A empresa oferece soluções como vale-pedágio, vale-combustível e gestão de despesas por meio da plataforma Pamcard.

“Nosso objetivo é garantir que o sistema de pagamento facilite as operações das transportadoras, sem impor restrições”, destaca Kaghofer. “Também somos a única empresa que permite que os motoristas escolham como querem receber seus pagamentos: por cartão, Pix ou conta digital”, complementa Anna Luiza.

O que muda com a nova regra da ANTT sobre vale-pedágio?

Agora, as FVPOs devem validar se o RNTRC do cavalo mecânico está ativo antes de liberar o vale-pedágio para os caminhoneiros.

Quando a nova exigência entra em vigor?

A obrigatoriedade começa a valer em 23 de abril de 2024, após a prorrogação do prazo inicial.

Como os caminhoneiros podem garantir que estão aptos a receber o vale-pedágio?

É essencial verificar se o RNTRC do veículo está regularizado e ativo junto à ANTT.

Quem arca com os custos das tags eletrônicas?

As tags serão fornecidas gratuitamente aos caminhoneiros, sem cobrança de mensalidade ou manutenção.

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