O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização, que promove ações que estimulem a redução de acidentes e aumentem a segurança no trânsito: seja nos trechos urbanos, como nas estradas que cortam o Brasil e todos os outros países.
Ele surgiu maio de 2011, quando a ONU decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito” e, por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para um balanço das ações que o mundo inteiro realiza para trazer mais segurança para o transporte de uma forma geral.
Como contribuir para ter mais segurança no trânsito com o transporte rodoviário de cargas?
O Maio amarelo reforça a importância da união de todos os setores e segmentos da sociedade para discutir o tema e engajar ações práticas para que juntos possamos salvar vidas. Por isso, ele é uma excelente oportunidade para que você, caminhoneiro, siga suas viagens com mais segurança e , assim, contribua para salvar vidas e para transformar o trânsito em um lugar mais seguro.
Confira algumas dicas:
- Não ultrapasse os limites de velocidade
- Respeite a lei do descanso e faça paradas a cada 30 minutos, depois de dirigir por 4 horas seguidas (leia mais sobre a lei do descanso aqui)
- Não atenda celular ou rádio enquanto estiver dirigindo
- Lembre-se que evasão de pedágio, além de crime, pode causar acidentes (Aliás, você sabia que receber o vale-pedágio é um direito seu? Saiba mais)
- Se estiver dirigindo a noite, lembre-se de redobrar a atenção e iluminar seu trajeto
- Faça manutenção preventiva, especialmente dos freios e pneus
- Não faça ultrapassagens e locais proibidos ou trafegue pela contramão.